Dicas para declarar Imposto de Renda Corretamente

By precisaoconcursos / On

Muitas pessoas entram em pânico no momento de declarar o seu imposto de renda, já que o processo da declaração desse tributo deve ser feito corretamente, correndo o risco das pessoas passaram na malha fina apenas por não realizaram o preenchimento da maneira adequada.

Por isso, que quando chega a época de declarar esse imposto, muitas pessoas optam pela contratação de um profissional da contabilidade para dar conta desse trabalho, não correndo o risco assim de pagar uma multa ou ainda fornecer alguma informação inadequada, correndo o risco de parar na malha fina.

Imposto de Renda Receita Federal
Imposto de Renda Receita Federal

Mas, não é preciso ficar assustado quando chega o momento de realizar a declaração do seu imposto de renda 2018, já que ela pode ser perfeitamente preenchida, sem nenhum erro, caso sejam seguidos alguns passos básicos, que não são complicados de serem aplicados.

Dessa forma, você vai garantir com que o seu imposto de renda esteja correto, pagando os tributos de maneira legal e não tendo que ficar preocupado com essa ação que deve ser realizada em todo o início de ano.

Guardar documentos

Outra dica importante para preencher o imposto de renda, é guardar todos os documentos de gastos feitos durante o ano, isso inclui além de recibos, consultas médicas, carnês e qualquer outro tipo de gasto que você tenha tido.

Com isso, no momento de fazer esse preenchimento, você vai poder conferir os valores com maior naturalidade e também com uma certeza maior de que eles estão corretos, fazendo com que o risco de ser multado diminua consideravelmente.

Conferir todos os valores informados

Uma primeira dica para garantir com que a restituição do Imposto de Renda seja corretamente preenchida é a questão de conferir todos os valores informados. Essa dica pode ser bastante básica, mas mesmo assim, existem pessoas que não fazem essa conferência corretamente.

Receita Federal amplia prazo para dirf
Receita Federal amplia prazo para dirf

Como são muitos os números a serem informados nesse tipo de declaração, existe um risco de ela não ser preenchida corretamente, com algum dado inserido incorretamente, o que faz com que você corra o risco de ser pego pela Receita e ter que explicar algum dos seus rendimentos.

Para que isso não aconteça, basta conferir todos os dados informados, ainda antes de entregar esse formulário, o qual, pode ser preenchido de forma totalmente online, facilitando a vida do cidadão.

Peça o seu extrato de imposto de renda para o seu banco

Outro ponto importante para garantir o seu preenchimento do imposto de renda é pedir o seu extrato desse tributo para o seu banco. Com isso, muitas informações que você precisa preencher já estarão detalhadas nesse documento, o qual pode ser solicitado de maneira gratuita para o seu banco.

Assim, você garante com que as informações dadas no preenchimento desse imposto estão corretas e ainda economize um bom tempo preenchendo todo esse formulário, podendo ter um tempo maior para conferi-lo e entregar sem erros para a receita federal, evitando assim ser multado ou ser pego dentro da malha fina feito pelo Governo Federal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *